Kaizen, Lean, Six Sigma - Qual a diferença ?
Kaizen, Lean, Six Sigma - Qual é a diferença ?
Kaizen, Lean e Six Sigma são abordagens de melhoria de negócios. Eles podem ser considerados como três ferramentas diferentes na caixa de ferramentas do líder de negócios. É importante entender o foco e o propósito de cada um. Usar a ferramenta errada não corrigirá o problema e isso poderá piorar as coisas. Como ilustração, se eu tiver três ferramentas: um martelo, uma chave de fenda e uma chave inglesa; Eu devo usar a ferramenta correta para atingir meu objetivo. Eu devo usar um martelo para dirigir um prego; uma chave de fenda não fará o trabalho. No entanto, se eu precisar remover a tampa de uma luminária do teto, vou querer usar uma chave de fenda.
Kaizen
O Kaizen pode ser resumido como "Corrigir o próximo problema". O Kaizen é uma técnica de resolução de problemas baseada em equipe. Kaizen coloca o foco em um problema para compreendê-lo e resolvê-lo - e depois para o próximo, para melhoria contínua. Um projeto Kaizen normalmente requer apenas alguns dias para ser concluído. A equipe Kaizen geralmente se dedica a consertar o problema durante esses poucos dias.
A equipe Kaizen emprega técnicas de coleta de dados e usa ferramentas básicas de solução de problemas para entender a (s) causa (s) raiz (es). Em seguida, criam uma solução (dentro dos limites e restrições dadas pela administração - como orçamento ou tempo) e um plano de implementação para a solução. Frequentemente, a equipe Kaizen é capacitada pela gerência para implementar imediatamente sua solução.
O Kaizen funciona muito bem com problemas que têm uma causa singular, ou para melhorar processos de negócios novos e emergentes que têm “resultados baixos”. O Kaizen não é tão eficaz na resolução de problemas complexos do sistema ou na transformação de uma operação comercial inteira.
Lean
O Lean pode ser resumido como “Eliminar o desperdício do fluxo”. O Lean é uma técnica de resolução de problemas de análise de processo. O Lean se concentra no mapeamento de um fluxo de processo de negócios e na identificação de todas as áreas de desperdício - desperdício de tempo, desperdício de custos e atividade desperdiçada.
Uma análise Lean para um processo normalmente leva de uma semana a um mês (dependendo da natureza do processo). Uma vez que a análise seja concluída e as opções de solução identificadas, a implementação da mudança pode levar de vários dias a vários meses, dependendo se as mudanças na instalação ou no sistema forem necessárias. O Lean considerará todos os aspectos de como um processo é realizado, desde os controles do processo, treinamento do operador, instalações e sistemas utilizados e as medições do processo. Frequentemente, a equipe que conduz o projeto Lean é a mesma pessoa com responsabilidade de gerenciamento no dia-a-dia do processo. Eles liderarão a implementação da mudança.
O Lean funciona muito bem para melhorar os processos de negócios que têm um fluxo contínuo ou regular. Lean não é tão eficaz para processos que são apenas ocasionalmente realizados ou para problemas que surgiram de repente.
Six Sigma
O Seis Sigma pode ser resumido como "Remover variação". Seis Sigma é uma técnica de resolução de problemas de controle de processo. O Seis Sigma se concentra em medir as saídas de um processo, alinhando essas saídas com as expectativas do cliente e, em seguida, controlando o processo para que as saídas permaneçam alinhadas. O Seis Sigma usa uma abordagem estruturada de gerenciamento de projetos em cinco fases: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. O Seis Sigma estabelece um sistema de controle de gerenciamento permanente para garantir que o processo mantenha uma quantidade mínima de variação na saída do processo.
Uma análise six sigma normalmente começa com várias semanas de coleta de dados, uma vez que o sistema de coleta de dados em tempo real é estabelecido. Os dados serão submetidos à análise estatística para entender todas as fontes de variação, de modo que elas possam ser eliminadas ou controladas. Isso geralmente leva semanas ou meses para concluir a análise e o teste de hipóteses. O novo sistema de controle é então implementado e usado para o gerenciamento diário do processo pelos operadores e gerentes de processo. Por causa do uso extensivo de análise estatística, muitas vezes uma equipe Seis Sigma incluirá várias pessoas com conhecimento de processo e várias pessoas que são Six Sigma Black Belts ou Green Belts. A solução geralmente exigirá uma mudança nos processos e procedimentos de controle de gerenciamento e, geralmente, requer alterações ou atualizações em vários sistemas de negócios.
O Six Sigma funciona muito bem com sistemas de negócios complexos que têm objetivos de desempenho conhecidos. Seis Sigma não é tão eficaz com processos que têm requisitos em mudança. Além disso, o Seis Sigma é uma mudança cultural para a gerência e para os funcionários, já que todas as decisões de controle de processo são orientadas por dados, em vez de usar a intuição. A gerência não está mais fornecendo supervisão direta do processo, mas está agindo mais como um treinador, facilitador e tomador de decisões estratégicas. Os operadores agora são responsáveis por tomar as decisões diárias necessárias para atingir o desempenho desejado do processo. Essa mudança de cultura pode demorar muito tempo.
Kaizen
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Lean
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Six Sigma
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Equipe funcional cruzada
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Equipe de
gerenciamento de processos
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Equipe com conhecimento de
processo e conhecimento estatístico
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25 dias
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2 semanas a 2 meses
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3 - 6 meses
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Encontre e corrija um
problema com causa (s) raiz (es) clara (s)
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Melhore o fluxo do
processo
- tempo, custo e qualidade
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Controle a saída do
processo para atender de forma consistente a expectativa do
cliente
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Ferramentas típicas: coleta de dados
brainstorming, análise de causa raiz, ferramentas
básicas de qualidade
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Ferramentas típicas:mapeamento
de fluxo de valor, coleta de dados, ferramentas de análise processo, Kanban,tempo de valor agregado
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Ferramentas típicas:
coleta de dados, análise de capacidade de
processo, teste
de hipóteses estatísticas, Gage R & R, DOE, cartas de controle
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Limitação: Tem dificuldade em resolver
problemas complexos
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Limitação: Requer um processo estável
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Limitação: requer conhecimento especializado e mudança de cultura
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Sinergia
Essas abordagens podem ser usadas simultaneamente e em sintonia umas com as outras. Alguns exemplos de cenários são descritos abaixo. Estes são apenas para ilustração; suas condições de negócios podem não se ajustar exatamente a elas:
Uma nova operação está tendo muitos problemas na inicialização. Eu começaria com projetos de Kaizen para resolver qualquer problema de “crise” e começar a estabelecer algum desempenho previsível. Uma vez que os grandes problemas sejam resolvidos, eu seguiria com a implementação do Lean para remover o desperdício e a ineficiência do processo. Isso irá melhorar o tempo de ciclo, custo e qualidade. Eu então implementaria o Six Sigma para estabelecer um sistema de controle para gerenciar o processo.
Uma operação existente está passando por uma grande atualização para novos produtos ou sistemas. Eu começaria com o Lean. Mapeie os antigos e novos processos para entender e comunicar as mudanças. Como o novo processo é introduzido, eu designaria equipes Kaizen para resolver problemas inesperados que surgissem. Uma vez que o novo processo esteja estável, eu implementaria o Seis Sigma para estabelecer um sistema de controle para gerenciar o processo.
Um processo estável existente não atende aos benchmarks do setor quanto a custo ou qualidade. Eu começaria com o Seis Sigma para garantir que o processo estivesse alinhado com o valor do cliente e depois determinasse os problemas dentro do processo. Se as questões são causadas por causa raiz singular, eu usaria equipes Kaizen para resolver esses problemas. Se os problemas se devam a problemas sistêmicos com processos organizacionais, eu usaria o Lean para entender e melhorar o processo. (Se os problemas se devam a interações complexas de negócios e sistemas que são inerentemente instáveis, eu não usaria nenhuma dessas técnicas, mas contaria com uma análise de Design de Experimentos.)
As condições de negócios devem ser usadas para determinar uma abordagem que seja mais adequada para alcançar suas metas e objetivos.
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Até logo,
Marcelo Borges Brazão Lean Six Sigma Black Belt
Doctor Sigma
E-mail: marcelobrazao.eng@gmail.com
https://twitter.com/EngBrazaohttps://www.linkedin.com/in/marceloborgesbrazão/
Cel:(19)99949-6800 / (35)99823-5025
Sensacional!!!
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