Super Bowl e o Lean Six Sigma

O que o Super Bowl precisa aprender com o Lean Six Sigma?





De todas as ferramentas da caixa de ferramentas Lean Seis Sigma, Gage R & R é uma das menos sexy ou, pelo menos, é um dos procedimentos de som mais complicados. Apenas pegue o nome; Esse conceito promove “descaso e relaxamento” para… medidores? Em algum momento, uma boa alma da qualidade a renomeou como “Análise de Sistemas de Medição” para torná-la menos nerd, mas acho que acenei enquanto estava digitando essa frase... Eh, se pudéssemos vincular esse método ao futebol americano? Isso vai ser interessante para os homens americanos. E se pudéssemos amarrar o conceito a Tom Brady, o brilante, formidável quarterback dos New England Patriots? Bem, agora isso pode ser de interesse para as mulheres. Ou pelo menos é interessante para uma mulher - sua esposa, a supermodelo e Top Model Gisele Bundchen.




E, finalmente, e se desenhamos a inevitável ligação com o infame "Deflategate" - a controvérsia que, embora atrasada, acabou por levar à suspensão de 4 jogos de Tom Brady da NFL em 2016?

Agora temos essa técnica de Lean Six Sigma pouco amada ligada a um escândalo de futebol moderno que simplesmente não vai morrer. Já se passaram alguns anos desde o fatídico jogo, mas ainda é relevante o suficiente para lembrar de um dos candidatos à presidência declarando para uma torcida do Massachusetts: “Tom Brady foi enquadrado!” Verdade ou não, chamou a atenção da platéia e independentemente de sua posição na inocência ou culpa de Tom - agora você está morrendo de vontade de saber a conexão com Gage R & R, certo?



Vamos detalhar exatamente como essa história se relaciona com o Gage R & R. Para aqueles de vocês que de alguma forma conseguiram perder a história( acredito que muitos acompanharam, visto que NFL tem crescido exponencialmente no Brasil), aqui está a essência: A NFL alegou que as bolas usadas no jogo do Campeonato da AFC entre os Patriots e os Indianapolis Colts foram adulteradas pelos Patriots. Em particular, a acusação era de que Tom Brady estava de alguma forma envolvido em ter as bolas infladas para que fossem mais fáceis para ele jogar. Eu provavelmente estou fazendo a controvérsia um desserviço, mas você entendeu. O que a NFL disse sobre o caso? Ela disse: "Há um relatório de que havia dois ou mais medidores de pressão de ar envolvidos e eles obtiveram medidas diferentes de psi (libras por polegada quadrada) em momentos diferentes durante o jogo". A ideia é garantir que, ao usar um medidor, você esteja medindo as coisas corretamente testando tanto a “repetibilidade” quanto a “reprodutibilidade” das medições. Para aqueles que não estão familiarizados com o Gage R & R, a ideia é garantir que, ao usar um medidor, você esteja medindo as coisas corretamente testando tanto a “repetibilidade” quanto a “reprodutibilidade” das medições. Ok, agora você está dormindo kkk , então deixe-me esclarecer. O que é um medidor? Em ciência e engenharia , é um dispositivo usado para fazer medições ou para exibir certas informações dimensionais.
uma escala um odômetro um altímetro um velocímetro … Você consegue a foto?
O que é "repetibilidade"? Agora vamos abordar a repetibilidade. Digamos que meu açougueiro use uma balança para determinar que meu Bife Ancho é 120 gramas. Se eu pedir a ele para pesar novamente e, mais uma vez, a balança tiver exatamente 120 gramas, então, baseado apenas no meu bife, seu sistema de medição será repetitivo. Repetibilidade significa que a mesma pessoa obtém o mesmo resultado ao medir a mesma unidade duas vezes. Quando as pessoas realizam testes reais de Gage R & R, usam pelo menos 10 unidades, e não tenho objeções em ter 10 bifes, mas estou tentando esclarecer o tópico. Repetibilidade significa que a mesma pessoa obtém o mesmo resultado ao medir a mesma unidade duas vezes. O que é "reprodutibilidade"? Agora vamos pegar o conceito de reprodutibilidade. Talvez quando pedi a ele para pesar novamente o bife, meu açougueiro já tinha passado a construir um sanduíche de 2,5 metros para uma festa do Super Bowl. Digamos então que ele peça a sua filha Maria Eduarda( nome de minha doce e amada filha) para intervir e pesar novamente o bife para mim. Se Maria Eduarda colocar o meu Bife Ancho de novo na balança e ler 120 gramas, então este sistema de medição é reproduzível. Novamente, isso é apenas para esclarecer que a reprodutibilidade significa que duas pessoas diferentes obtêm o mesmo resultado ao medir a mesma unidade. Hoje é véspera do Super Bowl e essas pessoas estão ocupadas, então vamos voltar para Brady. Quando a NFL investigou o Deflategate, ela explicou que as bolas foram testadas pelo juiz antes do jogo e, em seguida, foram novamente testadas ao meio-tempo por oficiais alternativos, e os dois grupos obtiveram resultados diferentes. Se eles usaram os mesmos medidores , eles não tinham reprodutibilidade! Então, se voltarmos para a Maria Eduarda determinando que o meu bife era de 120 gramas, que é um pouco menos que 150 gramas... Se eu estou sendo cobrado por 150 gramas então, posso ficar preocupado, pois estou pagando mais pelo bife Ancho, que estou recebendo. As balanças devem ser calibradas corretamente. “Calibração” é uma palavra que você ouve muito com o Gage R & R. Como há equipamentos de medição envolvidos em dados contínuos, cada medidor deve ser fiel a um padrão. Usamos os medidores no seu carro para ilustrar esse conceito. Você provavelmente não duvida da precisão do seu odômetro, e talvez queira reivindicar que o seu velocímetro está desligado se você for parado por excesso de velocidade, mas você sabe que não é. O único indicador que nunca parece calibrado corretamente é o medidor de gás. A agulha não parece se mover por dias depois de você encher o tanque, mas assim que está meio cheio, parece que o nível do gás cai e, antes que você perceba, está vazio. Essas primeiras indicações de um eterno tanque cheio podem fazer com que você tenha uma falsa sensação de segurança. Para o registro, essa é a minha desculpa oficial para o tempo que ficou sem gasolina - foi uma questão de calibração.



Outra coisa que a NFL mencionou é que a temperatura pode influenciar a pressão. Existe uma correlação positiva entre a temperatura e a pressão de um gás. Mas as diretrizes da NFL não especificam a temperatura na qual as medições devem ser feitas. Em 18 de janeiro, o dia do jogo, a temperatura externa em Foxboro, Massachusetts, estava entre 15 e 28 graus Fahrenheit. E os jogos em San Diego ou na ensolarada Flórida? E os jogos em San Diego ou na ensolarada Flórida? Todas essas bolas testariam em psi maior? No Lean Seis Sigma, se um fator como a temperatura poderia alterar a medição, então isso teria que fazer parte da Definição Operacional que detalha como medir a unidade. Quando se trata de esportes, competição e da NFL, não há muita área cinza nas paixões de fãs e detratores. Brady se tornou um pára-raios, então acho melhor deixar o futebol nas mãos de profissionais. Mas eu sei algo sobre Gage R & R, então eu listei algumas diretrizes para ajudar a NFL a evitar esse tipo de escândalo no futuro. Diretrizes para o uso do Gage R & R na NFL O Gage: Certifique-se de que todos os manômetros estejam calibrados corretamente Os operadores: Escolha pessoas que estão familiarizadas com o processo, como a equipe oficial Certifique-se de que eles são treinados sobre como usar os medidores de pressão Certifique-se de que eles recebam instruções sobre como, quando, onde e a que temperatura medir as unidades (bolas de futebol) Peças ou Unidades: Certifique-se de que há pelo menos 10 unidades (bolas de futebol) para testar Aleatorize as unidades para que os operadores as medem "cegas" Trials ou Replicates: Peça a cada operador que teste a pressão de cada unidade (futebol) duas vezes Certifique-se de que as unidades são medidas com a mesma temperatura ambiente (execute todos os testes no vestiário do mesmo oficial) Medidas ou Resposta: Registre o psi medido para cada unidade (futebol), cada vez por cada operador Insira as medidas em um pacote estatístico (Minitab, SigmaXL etc.) Execute Gage R & R para avaliar se o nível de variação é aceitável (<= 10%) Ok NFL - Espero que você esteja copiando tudo isso.
Estou aqui por você.
Estou oferecendo meus serviços como Lean Six Sigma Black Belt.
Por favor, me envie ingressos para todos os jogos do Dallas Cowboys - tenho certeza que meus amigos Duda e Flavinho( torcedor sofredor dos 49`s) gostariam de ajudar, então talvez possam nos enviar 3 ingressos para cobrir todas as despesas. Com o Deflategate se desvanecendo no passado, pode ser hora de ver algumas outras medidas relacionadas ao Super Bowl - aquelas que não envolvem PSI. Os esportes são ótimos para as estatísticas: Quintais de aprovação,% de arremessos concluídos, # interceptações, apressar jardas etc. Esses são muito mais fáceis de monitorar e comparar. Para os pátios de medição, você tem a Equipe da Corrente e os postes de sinalização. Para medir as conclusões, você tem a olho nu (e às vezes repetição instantânea). Muito mais fácil do que medidores de pressão e termômetros. Mas neste domingo, temos duas equipes , New England Patriots vs Los Angeles Rams focadas em apenas uma estatística - Pontos ganhos. Boa sorte!


E então, para quem você estará torcendo neste domingo Patriots ou Rams ? Deixe-me saber nos comentários abaixo! E... ótimo Super Bowl LIII à todos.


Gostou das Dicas? Deixe um Comentário.
Compartilhe com seus amigos e colegas!

Até logo,
Marcelo Borges Brazão Lean Six Sigma Black Belt
Doctor Sigma
E-mail: marcelobrazao.eng@gmail.com
https://twitter.com/EngBrazao
https://www.linkedin.com/in/marceloborgesbrazão/
Cel: (19)99949-6800

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURSOS ONLINE GRATUITOS SIX SIGMA

Análise PESTEL