10 Cursos que todo estudante de Engenharia de Produção deveria fazer


Todos sabemos que a Engenharia de Produção abrange várias áreas, ou seja, um engenheiro de produção “pleno” precisa dominar várias ferramentas, técnicas e conhecimentos. Durante o curso por muitas vezes a carga teórica tem muito mais espaço que a prática, gerando a necessidade de os alunos procurarem complementar sua formação com cursos fora da universidade. Quais cursos um estudante de Engenharia de Produção poderia fazer? Hoje reuni aqui alguns cursos/ferramentas que podem ser feitos para dar aquele up! No currículo ou mesmo para consolidar e saber mais sobre a aplicação de conhecimentos que recebemos nas aulas.

Microsoft Excel

Muito conhecido de todos nós, o Excel pode ser uma ferramenta poderosa para o engenheiro de produção. Ele pode ser usado, por exemplo, nas disciplinas de Planejamento e Controle de Produção – calculando capacidade de produção, simulando demandas, definindo gargalos, etc – e Pesquisa Operacional – encontrar mix de produção, capacidade de produção, otimização de rotas e modelos ‘minimax’.


Software de Gestão de Projetos

Estes softwares, sendo os mais conhecidos o Microsoft Project e o Spider Project, foram desenvolvidos para o gerenciamento de projetos e possibilitam o usuário a desenvolver um plano, distribuir tarefas aos seus recursos, monitorar progresso do projeto, gerenciar os custos, entre outros.


Minitab

O Minitab é uma ferramenta estatística poderosa, onde pode-se fazer análises básicas de estatística como testes de hipóteses, intervalos de confiança e testes de normalidade e também análises mais complexas como gráficos de controle, regressões e ferramentas de qualidade.


Six Sigma

Six Sigma é um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Six Sigma é singularmente impulsionado por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado de fatos, dados e análises estatísticas e a atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos de negócios. Existem cursos de capacitação em Six Sigma onde essas metodologias são expostas de forma prática e direta no contexto empresarial.


Software CAD/CAE/CAM

Os softwares CAD (Computer-aided design – desenho assistido por computador) usam o computador para ajudar na criação, modificação, análise ou otimização de um projeto. O software mais conhecido é o AutoCAD. É bom ter uma noção do uso desses softwares para o auxílio no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria da comunicação entre áreas diferentes.


Empreendedorismo

Segundo o SEBRAE empreendedorismo “ são habilidades para a ideação, construção, gerenciamento e desenvolvimento de projetos e negócios”. Ter noções sobre empreendedorismo, além de potencializar conhecimentos para a criação de um novo negócio, pode ser um diferencial do engenheiro dentro de uma organização, fornecendo novas ideias, tendo visões de longo prazo e atingindo metas.


Liderança

Atualmente, uma das habilidades mais procuradas pela indústria nos Engenheiros de Produção é a liderança, permitindo-os contribuir individualmente ou como líderes de projetos dentro das organizações.O Engenheiro de Produção deve trabalhar para tornar os sistemas mais produtivos, criar sistemas de alto desempenho e, em ambos os casos, promover a melhoria contínua dos mesmos. Neste contexto, a liderança é exercida de forma que a organização seja transformada, seja criando uma visão e trabalhando para alcançá-la, gerenciando fluxos e eliminando desperdícios e/ou através de influência pessoal, direcionando a equipe para atingir metas.
Para aqueles que acreditam não terem o “espírito de líderes”, existem cursos que podem ajudar a desenvolver as habilidades de liderança.


Inteligência Emocional

O psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional", por exemplo, considera a Inteligência Emocional a maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. “Grandes corporações estão cientes dos benefícios da Inteligência Emocional. Por isso, a preferência tem sido para engenheiros que saibam como lidar com a I.E., o que denota um grande potencial. Os sentimentos mais fortes do homem são a tristeza, a alegria e a raiva. É fundamental saber lidar com eles. As pessoas que sabem controlar suas emoções são as que obtêm mais sucesso na vida, em qualquer tipo de medição”


Oratória

A expressão oral mais do que nunca tem sido analisada e levada em consideração. O mercado de trabalho está exigindo que todos os engenheiros possuam fluência verbal. Isto se dá devido à importância da apresentação de informações e expressão de dados que sejam compreendidos para facilitar a tomada de decisões,saber se comunicar com clareza e expressar suas idéias para agregar valor é a principal exigência do mundo corporativo.Um engenheiro pode obter inúmeras vantagens com a técnica, como: aprender a apresentar projetos com maior segurança; ter credibilidade ao fazer seu marketing pessoal; utilizar técnicas que propiciem maior entendimento de sua mensagem; ter postura positiva em suas apresentações, demonstrando autoconfiança e autocontrole.


Idiomas

O engenheiro que fala duas ou mais línguas estrangeiras é mais atrativo aos olhos do mercado numa seleção, o domínio de vários idiomas pode ser um critério de desempate entre candidatos.A intensificação das relações econômicas do Brasil com o resto do mundo alimentou o interesse internacional sobre o país, gerando oportunidades para engenheiros poliglotas.Imagine o caso de uma organização americana, por exemplo, ou uma multinacional que precisa se relacionar com clientes dessa nacionalidade.Brilhará aos olhos de um recrutador um engenheiro que, além de ter as competências exigidas pela sua função, domine a língua inglesa.

Algumas universidades oferecem estes cursos como disciplinas( ou deveriam). Se você tem facilidade para estudar sozinho, há muitos materiais online sobre eles. Procure se informar!Capacite-se.
E você, já fez algum destes cursos? Adicionaria algum à lista? Compartilhe conosco!
Gostou das Dicas? Deixe um Comentário.
Compartilhe com seus amigos e colegas!

Até logo,
Marcelo Borges Brazão Lean Six Sigma Black Belt
Doctor Sigma
E-mail: marcelobrazao.eng@gmail.com
https://twitter.com/EngBrazao
https://www.linkedin.com/in/marceloborgesbrazão/
Cel:(19)99949-6800 /  (35)99823-5025


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURSOS ONLINE GRATUITOS SIX SIGMA

Análise PESTEL

Super Bowl e o Lean Six Sigma