Melhoria Contínua - Ferramentas são Necessárias mas Não Suficientes




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Melhoria Contínua - Ferramentas são Necessárias mas Não Suficientes
É quem escolhe e usa as ferramentas que fazem uma diferença duradoura em suas operações.
Para suas iniciativas de melhoria contínua, ferramentas como kaizen, kanban, SMED ou 5S são necessárias, mas insuficientes para alcançar resultados. As serras cortam madeira, as chaves apertam os parafusos e as facas cortam alimentos, mas os carpinteiros constroem casas, mecânicos consertam máquinas e os chefs preparam as refeições. Conduza seus funcionários em suas estações de trabalho, usando as ferramentas certas, para que a mudança aconteça em sua organização para alcançar os resultados desejados que serão mensuráveis ​​no desempenho financeiro de sua empresa. É somente através das pessoas que seus problemas podem ser identificados e, em seguida, seu pessoal seleciona as ferramentas apropriadas para usar na implantação de contramedidas para corrigi-las. Muitas organizações tentam usar o controle centralizado de seu processo de melhoria, em vez de envolver as pessoas que realmente realizam o trabalho, e se perguntam por que as melhorias não são sustentáveis. Quantas vezes ouvimos que as pessoas são o nosso maior trunfo e depois descobrimos que a maior parte da organização é tratada como um cogumelo, mantida no escuro e não envolvida? Numerosos esforços bem-sucedidos de melhoria contínua provaram que a maioria das pessoas gosta de se envolver em seu local de trabalho e poder contribuir para fazer mudanças positivas em seu trabalho para melhorar a qualidade, o custo e a entrega. Infelizmente, muitas organizações não dão aos seus associados a oportunidade e não esperam que elas contribuam sozinhas para os esforços de melhorias contínuas. Em toda a literatura que você leu sobre o Sistema Toyota de Produção (TPS), um dos temas que está sempre presente é a importância de desenvolver pessoas, porque é somente através do desenvolvimento de pessoas que você pode alcançar a melhoria contínua sustentável que é a pedra angular do TPS. . Muitas empresas novatas na jornada lean usam eventos de blitz kaizen ou eventos de melhoria rápida para tentar fazer uma grande mudança em um curto período de tempo. Às vezes, esses eventos são chamados de kaikaku e são caracterizados por equipes multifuncionais que trabalham por vários dias para fazer uma grande mudança em uma área da operação, como a construção de uma célula de montagem em forma de U. As melhorias sustentáveis ​​de longo prazo para criar a excelência empresarial são mais frequentemente alcançadas quando a equipe de trabalho faz os mini-kaizens em sua própria área de trabalho sem direção externa. Estes geralmente duram apenas 10 ou 15 minutos por sessão e envolvem menos de 10 pessoas criando uma pequena melhoria. Quando feito diariamente ou pelo menos semanalmente, esses pequenos esforços se somam rapidamente para produzir resultados substanciais. Mais importante, as pessoas que realmente fazem o trabalho as executam e estão melhorando seu próprio processo de trabalho. Para que isso aconteça, todos os membros da equipe devem ser treinados para conhecer as ferramentas enxutas a serem aplicadas e como usá-las. Eles também devem ter o apoio da gerência para permitir que eles, trabalhando com seu líder de equipe, dediquem tempo a essas atividades e recebam a autoridade para fazer pequenas mudanças sem um processo de aprovação burocrático ou um escritório central direcionando seus esforços. Os esforços de melhoria contínua de maior sucesso usam uma combinação de eventos kaikaku, kaizen e mini-kaizen para alcançar suas melhorias sustentáveis. Ferramentas são necessárias, e as pessoas precisam saber como usá-las apropriadamente, mas seu verdadeiro sucesso dependerá das pessoas que realmente estão realizando o trabalho para identificar os problemas operacionais e, então, empregar a ferramenta apropriada para desenvolver uma contra-medida para correção.Assim como serras, chaves e facas, as ferramentas de melhoria contínua de kaizen, kanban, SMED, fluxo de uma peça, TPM, A3 ou Processo de Preparação de Produção (3P) são inúteis sem as pessoas treinadas saberem quais ferramentas usar e como empregá-las fazendo melhorias sustentáveis ​​em sua empresa.
O maior ativo de uma organização é o capital humano



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Até logo,
Marcelo Borges Brazão Lean Six Sigma Black Belt
Doctor Sigma
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